Montar um plano de aula, utilizando vídeo como ponto de partida
Plano de Aula: A Mata Atlântica
Série: 4ª
Disciplina: Ciências
Tempo Necessário: oito aulas aproximadamente
Introdução
A Mata Atlântica e seus ecossistemas abrigam milhares de espécies de animais, plantas e microorganismos, que vivem nas restingas, nas ilhas, encostas das montanhas, nos rios, nos mangues, nas cavernas, nos campos de altitude. Poucos lugares na Terra possuem tanta riqueza e formas de vida. É tão grande o seu patrimônio que ela é considerada um dos mais importantes refúgios da biodiversidade do planeta. E declarada pela UNESCO como Reserva da Biosfera, um Patrimônio da Humanidade.
Além da sua diversidade, é também rica em espécies endêmicas, isto é, espécies que existem apenas neste ecossistema. Suas espécies evoluíram de forma tão única que quatro entre dez de suas espécies de plantas existem apenas neste bioma. A Mata Atlântica está também entre as florestas mais ameaçadas do mundo, tendo perdido 93% de sua cobertura original.
A proposta deste estudo é de ir além dos livros didáticos, é de despertar o olhar do aluno, de apurá-lo para a observação do meio em que vivem e de se sentir parte e, consequentemente, responsável pela conservação e preservação da mesma. Pois, ao estudar sobre a fauna e flora Mata Atlântica, não será possível deixar de refletir sobre a sua importância e da preservação e manutenção para a conservação do meio ambiente natural.
Objetivos
Geral:
- Reconhecer a vegetação nativa da região onde moramos (Mata Atlântica) e compreender a importância da preservação desta floresta, adquirindo atitudes de preservação do meio onde vivem.
- Comparar o domínio da Mata Atlântica no início da colonização do Brasil com o que restou hoje;
- Explicar o que é a Mata Atlântica;
- Definir o que é biodiversidade;
- Diferenciar os ecossistemas da Mata Atlântica;
- Compreender a importância da floresta;
- Confeccionar um painel de reflexão sobre a preservação da Mata Atlântica;
1º Passo (2 aulas): Introdução:
1. Leve os alunos ao pátio da escola, peça que observem a vegetação existente no entorno da escola e direcione o olhar deles para além das casas, fazê-las perceber se existe a existência da natureza. Questione sobre o que vêem, o que já conhecem da vegetação presente na paisagem. Se não for possível levar a turma ao pátio da escola, use fotos que mostram a paisagem e vegetação local.
2. Questione:
- O que é Mata Atlântica?
- O que sabem e já ouviram falar sobre a Mata Atlântica (notícias, informações, conhecimentos...)?
Deixe que os alunos comentem e anote as informações que eles já possuem para partir deste conhecimento.
Questione o que eles gostariam de saber sobre a Mata Atlântica. Anote também estas pergunta para direcionar as aulas.
Convide aos alunos para estudarem sobre este tema que é fascinante e desafie-os a montarem um painel na escola sobre está floresta.
3. Hora de assistir a um filme sobre a Mata Atlântica. No site http://www.globo.com/, há uma série de reportagens sobre a Mata Atlântica, a escolha o vídeo “Mata Atlântica: riqueza em destruição” http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM139949-7823-MATA+ATLANTICA+RIQUEZA+EM+DESTRUICAO,00.html
4. No final do filme relembre o questionamento feito no início da aula, leia e peça que respondam as perguntas. Verifique se foram respondidas e aqueles ainda não foram respondidas informe que na próxima aula será procurado a resposta.
Construa um texto coletivo das informações apreendidas, será necessário assistir ao filme mais uma vez após a discussão, nesta segunda vez, peça que os alunos anotem as informações que considerem importantes incorporarem ao texto.
2º Passo (2 aulas): Estudo:
Acesse o site http://www.ra-bugio.org.br/mataatlantica_00.php e estude com os alunos o texto sobre a Mata Atlântica. Peça ao aluno que leiam o texto, anotem os termos que desconhecem e as informações que considere importante. Este é um texto complexo para a 4ª série, portanto acompanhe com atenção a leitura, então poderá ser feito o estudo por partes ou apenas selecione os itens importantes para os objetivos propostos. Leve para esta aula, mapas que mostram a destruição do bioma da Mata Atlântica no decorrer da história do Brasil (se não tiver mapas, monte em uma apresentação no programa PowerPoint ou similar).
3º Passo (3 aula): Painel da Mostra do Estudo:
1. Combine com os alunos, a confecção do painel, peça que eles opinem de que maneira será feito, com quais materiais, quais são as informações que a escola deverá saber sobre está floresta. Organize grupos de trabalho e divida as tarefas e temas para cada grupo. De um espaço entre essa aula e a próxima para a captação do material.
2. Com os alunos organizados em suas equipes, com o tema e as tarefas, acompanhe e oriente a confecção do painel e a exposição dos trabalhos na escola.
4º Passo (1 aula): Reflexão sobre o tema:
1. Reserve um espaço no painel criado pelos alunos e confeccione uma árvore em tamanho grande. Também recorte várias folhas para serem coladas nesta árvore.
2. Reúna a turma no entorno do painel e acrescente um título a sua árvore que poderá ser “Minha Contribuição para a Conservação da Mata Atlântica”. Converse com os alunos sobre o que eles estudaram e sobre a importância da Mata Atlântica. Questione se eles consideram importante conservar o que restou desta floresta e pergunte se eles podem contribuir e como para a conservação.
3. Após a discussão, entregue a cada aluno uma das folhas recortadas e peça que cada um escreva uma ação prática que esta disposto a cumprir: exemplo: plantarei uma muda de árvore, regarei as plantinhas do meu jardim, vou jogar o lixo na lixeira quando estiver na floresta ou na rua, falarei aos amigos sobre... Após a escrita, cada aluno deverá colar a sua folha na árvore.
Para ir além
Plante uma muda de árvore com a turma. Escolha uma espécie nativa da região, estude sobre ela e acompanhe o seu desenvolvimento, construindo relatórios semanais.
Se possível saia da escola, faça um estudo de campo, em uma área de mata nativa próxima à escola, a árvore de reflexão, poderá ser construído neste lugar e na volta colado no painel dos alunos.
Era uma vez um beija flor que fugia de um incêndio juntamente com todos os animais de uma floresta. Só ele fazia algo de diferente dos outros: apanhava gotas de água de um lago e atirava-as ao fogo. Um dos outros animais, intrigado, perguntou-lhe: "Beija-flor, achas que vais apagar o incêndio com essas gotas?""Com certeza que não", respondeu tranquilamente o pequeno pássaro. "Mas estou a fazer a minha parte.”
Recursos
Projetor Multimídia;
Computadores com acesso a internet;
Mapas do Brasil representando o domínio da Mata Atlântica original e atual;
Programa PowerPoint ou similar;
Materias para a construção do painel: papéis diversos, cola, revista para recorte, tinta, canetão; impressora...
Bibliografia
Schäffer, Wigold e Schäffer Prochonow:Mata Atlântica e Você: como preservar, recuperar e se beneficiar da mais avançada floresta brasileira. Brasília: APREMAVI, 2002
Vieira, Andrée de Ridder, texto de: Caderno de Educação Ambiental Água para Vida, Água para Todos; Guia de Atividades.; Larissa Costa e Samule Roiple Barreto coordenção – Brasília: WWF-Brasil, 2006
http://www.ra-bugio.org.br/mataatlantica
http://www.ib.usp.br/ecosteiros/textos_educ/mata/flora/flora.htm http://www.mre.gov.br/cdbrasil/itamaraty/web/port/meioamb/ecossist/atlantic/index.htm
http://ra-bugio.zip.net/
http://video.globo.com/
Avaliação dos resultados
Schäffer, Wigold e Schäffer Prochonow:Mata Atlântica e Você: como preservar, recuperar e se beneficiar da mais avançada floresta brasileira. Brasília: APREMAVI, 2002
Vieira, Andrée de Ridder, texto de: Caderno de Educação Ambiental Água para Vida, Água para Todos; Guia de Atividades.; Larissa Costa e Samule Roiple Barreto coordenção – Brasília: WWF-Brasil, 2006
http://www.ra-bugio.org.br/mataatlantica
http://www.ib.usp.br/ecosteiros/textos_educ/mata/flora/flora.htm http://www.mre.gov.br/cdbrasil/itamaraty/web/port/meioamb/ecossist/atlantic/index.htm
http://ra-bugio.zip.net/
http://video.globo.com/
Avaliação dos resultados
O painel montado pelos alunos além da função social, terá também a função de avaliação, pois estará refletido o conhecimento adquiridos durante as aulas.
Um comentário:
Aurea
Seu planejamento de aula com vídeo ficou ótimo!
Parabéns.
Postar um comentário