Ontem aconteceu a premiação dos projetos vencedores do Prêmio Embraco de Ecologia 2009 que serão desenvolvidos em 2010.
Foram sete escolas vencedoras, divididas em três categorias. Na categoria raiz, com a premiação de 10 mil reais, a minha escola foi selecionada, pela quarta vez, com o projeto que escrevi e defendi com o apoio de toda a equipe da escola:
Projeto Comunidade Educativa: do Sonho à Prática, por um Planeta Sustentável
Escola Municipal Professora Karin Barkemeyer - Bairro Vila Nova
O objetivo principal do projeto é Demonstrar que é possível manter a flora nativa da região no ambiente urbano, preservando a biodiversidade e promovendo a sustentabilidade.
A escola possui um rico histórico de projetos ambientais, que demonstra que a educação ambiental aplicada no dia-a-dia dá conta de modificar hábitos e acrescentar novas atitudes de preservação e conservação ambiental.
Os projetos anteriores vencedores foram:
1999: Valores e Atitudes na busca da melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida
2002: Voando Rumo à Sustentabilidade
2006: O Jovem Cientista no Micro-Macro Mundo dos Artrópodes
Agora, este novo trabalho é justificado pela necessidade de:
- Aplicação de práticas de educação ambiental voltadas para a sustentabilidade, sendo uma continuidade da educação ambiental oferecida pela escola.
- Voltar o olhar das pessoas para a beleza natural que a vegetação nativa oferece que anteriormente estava focado nos pequenos animais: aves e artrópodes.
- Preservação da biodiversidade da Mata Atlântica no ambiente urbano e, assim, garantir a sobrevivência das espécies da flora e da fauna nativa.
- Percepção do bairro, como integrante e responsável por ele, pois só cuidamos daquilo que amamos.
Nesta nova proposta de trabalho ambiental, que irá para além dos muros da escola, pretendemos criar um ambiente equilibrado na rua da escola, onde a proposta é a implantação de um mini corredor ecológico da Rua Márcio Luckow, sendo esta a demonstração de que é possível sonhar, planejar e oferecer um mundo melhor às gerações futuras. Como Gadotti já escreveu “a cidadania ambiental local torna-se também cidadania planetária”.
Para a implantação do projeto, contamos muito com as parcerias que estabelecemos, especialmente:
Instituto Socioambiental Rio dos Peixes, com o Eng. Agrônomo e Paisagista Beto Amaral
Secretaria Regional do Bairro Vila Nova, com o Secretário Fabiano Lopes Amaral.
Um comentário:
Oi sora, adoreii a ideia de um livro!! que chique sora! Parabéns pelo blog e visita meu twitter, mas eu já te sigo: @gilbertalarissa
Postar um comentário